90’s

Esse post é dedicado a você que, como eu, viveu sua infância e/ou adolescência nos saudosos anos 90!

E não poderia falar de anos noventa sem inicar por meu girl group favorito e mundialmente  reverenciado… SPICE GIRLS!

Resultado de imagem para SPICE GIRLS ANOS 90Eternamente fã! ❤

Resultado de imagem para cds spice girls

90’s Moda

  • Durante a primeira metade da década, a moda continua similar a dos anos 80, porém com alguns estilos em surgimento. O mais popular: grunge, dominaria o cenário mais à frente.
  • Com o grunge ganhando força, cabelos grandes e desarrumados, jeans oversized rasgados, bandanas, pochetes e jardineiras tornam-se uma marca, sendo usados por homens e mulheres, como uma espécie de “uniforme”.
  • Preto se torna a cor predominante na moda.
  • Das ruas às passarelas, o estilo gótico, conhecido por abusar de cores escuras, e roupas de matérias pesados, fazem a cabeça dos jovens e torna-se um sucesso.
  • No público feminino, a moda passa por uma grande transformação na metade da década, ganhando referências de épocas anteriores. Dos anos 60, as roupas com cores claras, tiaras, cabelos curtos, com franjas, e até o famoso corte “Joãozinho”. Já dos anos 70, foram os calçados desproporcionais: plataformas e tamancos fechados de couro sintético e madeira, vestidos longos e também as famosas gargantilhas e tatuagens temporárias.
  • No público Masculino, passa-se a usar mais as peças em jeans, mantendo a tendência que ganhou bastante força na década de 80 e que prevaleceu também durante aquela fase. Com influências do grunge, os sucessos nos guarda-roupas dos homens eram camisas xadrez ou de flanela amarrada na cintura e camisetas estampadas com fotos de bandas famosas. Durante a metade da década, o armário masculino também recebe o acrescento do estilo hip-hop, famoso pelas calças “baggy” (mais largas), camisas de manga longa e jaquetas de times esportivos.
  • No Brasil e grande maioria do mundo, a moda da cintura para cima (acima do umbigo), usada principalmente entre o sexo feminino, começa a sair de moda a partir de 1997, dando lugar as calças ou shorts de cintura baixa (que mostram barriga e umbigo). Só a partir de 1998, as mulheres adultas começam a adotar o novo estilo. Em 1999, a cintura alta já era considerada “algo do passado” e havia sido praticamente extinta do guarda-roupa dos jovens e adultos modernos.
  • O estilo hippie também voltou durante o fim da década. Para as mulheres, foram as calças boca-de-sino que tiveram releitura. Para os homens adolescentes foram os cabelos longos e com dreads, moletons coloridos com calças largas, junto de roupas que chamavam a atenção para causas políticas ou à natureza.
  • No fim da década, bem como na de 2000, houve um resgate do estilo punk rock dos anos 80. Repaginado com um visual mais moderno, foi repopularizado por bandas como blink-182 e Green Day. Este caracterizava-se por camisetas e moletons largos, bermudas e calças dickies, meias na altura da canela, toucas e capuzes, piercings, tatuagens e cabelos coloridos. O estilo punk 90’s foi uma febre entre os jovens até os primeiros anos da década seguinte.
  • O corte “tigelinha”, que atualmente é sucesso entre as crianças em idade pré-escolar, também foi o corte de cabelo de muitos adolescentes

Resultado de imagem para anos 90 moda masculina

Resultado de imagem para 90's patricinhas de beverly

 

 

90’s Televisão

90’s Ciência

90’s Tecnologia

Os anos 90 trouxeram um grande desenvolvimento tecnológico, tornando populares e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 80.

O videogame Super Nintendo é um ícone dos anos 90, lançado em 1990, vendeu 50 milhões de unidades pelo mundo durante essa década.

90’S Música

O Grunge, subgênero do Rock, foi sem dúvidas o gênero que mais fez sucesso nesse período: Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The Smashing Pumpkins impactaram durante toda decada, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park e Coldplay. O fim da década de 90 foi marcado pelo ressurgimento do Punk Rock e surgimento do Pop Punk, marcados pelas bandas Green Day, blink-182, The Offspring, que continuaram a fazer sucesso na década posterior. A MTV tem seu auge ao abrir canais em vários países, com a popularização da TV a cabo. É importante destacar a banda britânica Oasis, que possuía uma forte influência dos Beatles. Outras bandas de grande destaque foram o Rage Against the Machine, que teve uma grande influência sobre o gênero nu metal na década posterior, e os Red Hot Chili Peppers, cujo som era uma mistura de funk, hard rock, rock alternativo, e soul.

O R&B foi o gênero predominante na cena musical e nas rádios durante toda a década, obtendo destaque por meio de nomes de grande sucesso como Mariah Carey, Aaliyah, Toni Braxton, Boyz II Men, TCL, En Vogue, Blackstreet e vários outros.

Um grande fenômeno, sobretudo na segunda metade da década, foi o Teen Pop, ou simplesmente “Pop adolescente”, tendo como as principais representantes femininas Britney Spears e Christina Aguilera. Também por grupos de rapazes, as famosas Boy bands, como Backsteet Boys, ‘N Sync, Westlife, Five e outras. Grupos de garotas também, como o fenômeno Spice Girls. ❤

Outro gênero de grande destaque foi o Rap americano, que passou a ganhar notoriedade mundial nessa década. Nomes como: 2Pac, Notorious B.I.G., Snoop Dogg, Puff Daddy, Wu-Tang Clan, Dr. Dre, Ice Cube e Cypress Hill explodiram de popularidade. Foi também ao final dessa época que DMX e Eminem ganharam popularidade.

Vale destacar também a ascensão da musica Eletrônica ao mainstream. Marginalizada até a década de ’80 ela ganhou notoriedade após Madonna trabalhar com produtores de House no inicio dos anos ’90. Durante este período músicas como “Pump Up the Jam” do Technotronic e “I’ve Got the Power” do Snap! explodiram em todas as rádios, dando início a novas tendências mundiais. Não demorou muito para outros estilos de Eletrônica aparecerem no mercado, como o nascimento do Drum ‘N Bass e do surgimento do Techno, que foi o precedente de outras influências como o Trance e o Psy. Nomes como: The Prodigy, Moby, Fatboy Slim, Culture Beat, Daft Punk, 2 Unlimited, Rozalla, Gigi D’Agostino, entre outros… também fizeram enorme sucesso.

No Brasil, a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata.

O Sertanejo também aparece com muita força puxadas por diversas duplas sertanejas que fizeram grande sucesso como Leandro & Leonardo (até a morte de Leandro em 1998), Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Chrystian & Ralf e outras duplas e artistas notórios do gênero na época, como Roberta Miranda e Sula Miranda.

O Pagode também foi representado com bastante louvor vários grupos se destacando: Raça Negra, Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Molejo, Soweto e Katinguelê. Já o Samba teve Zeca Pagodinho como grande destaque.

A música baiana (axé music, samba-reggae e pagode baiano) também foi mania nacional com Daniela Mercury, que ficou conhecida como a “rainha da Axé music”, emplacando 10 músicas em primeiro lugar na parada oficial brasileira e vendeu mas de dez milhões de discos. Também conjunto É o Tchan, Banda Eva de onde saiu para carreira solo a baiana Ivete Sangalo.

O grande destaque foi o Funk Carioca ou Funk Melody que despontou principalmente com a dupla Claudinho & Buchecha mas também se destacaram Mc Marcinho e Cidinho & Doca.

Entre os artistas que produziam musica Pop, foram febres Sandy & Junior, Deborah Blando, Patricia Marx, Dominó, Fat Family e Pepê & Neném.

No Rock Brasileiro destaca-se as bandas Skank, Jota Quest, Raimundos, Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown Jr., Los Hermanos, Sepultura e Angra, vale destacar também que bandas veteranas surgidas na década anterior como os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Legião Urbana ainda tiveram muito destaque durante a primeira metade da década.

O Conjunto Musical Mamonas Assassinas foi destaque nacional vendendo em seu único disco mais de 1 milhão e 800 mil cópias, porém um ano após estourarem o conjunto inteiro faleceu num acidente aéreo em São Paulo. No Rap nacional o grupo Racionais MC’s fizeram enorme sucesso com seu discurso politizado e contundente. Na música eletrônica um nome relevante foi o de DJ Marky. Vindo da periferia de São Paulo ele foi o principal nome que introduziu o Drum ‘N Bass no cenário musical brasileiro, criando tendências que marcaria a musica Eletrônica no mundo inteiro.

Enfim, como é bom lembrar essa decada saudosa! Como diz o velho ditado:

Recordar é viver!

Beijos,

Maísa Braz Branco.

Deixe um comentário